Caros Leitores,
Conteúdo da página
Toggle
A Maca-peruana tem sido usada há séculos nos Andes para nutrição e para aumentar a fertilidade em humanos e animais. A demanda por alimentos, particularmente com benefícios para a saúde, é alta, mas aumentará nos próximos anos. Então, a busca por plantas com esses potenciais é de interesse público.
Esta planta pertence à família das brassicas (mostarda) e ao gênero Lepidium. As plantas mais relevantes relacionadas ao Lepidium meyenii são a colza, a mostarda, o nabo, a mostarda-preta, o repolho, o agrião e o agrião-d’água.
O Lepidium constitui um dos maiores gêneros da família Brassicaceae. As espécies da América do Norte e da Europa foram amplamente estudadas, e o Lepidium meyenii da região andina foi recentemente estudado profusamente devido aos grandes benefícios à saúde.
A maca cresce em um habitat de frio intenso, luz solar extremamente intensa e ventos fortes. A maca é usada como suplemento alimentar e por suas supostas propriedades medicinais.
A maca foi cultivada nos Andes centrais peruanos, no antigo Chinchaycocha (Planalto de Bombón); atuais: Carhuamayo, Junin e Óndores no Planalto Junin próximo ao Cerro de Pasco. A maca foi provavelmente domesticada em San Blas, Junin (atual: Ondores) há cerca de 1.300–2.000 anos.
A primeira descrição escrita sobre a maca (como raiz sem identificação do nome botânico ou popular) foi publicada em 1553, na qual Cieza de Leon, um cronista da conquista espanhola do Peru, observou que nas terras altas peruanas, particularmente na província de Bombón (Chinchaycocha; atual: Junin), os nativos usavam certas raízes para manutenção. As raízes às quais ele se referia eram a maca.
O Padre Cobo foi o primeiro a descrever o nome da maca e suas propriedades em 1653. Ele afirmou que esta planta cresce nas áreas mais áridas e frias da província de Chinchaycocha, onde nenhuma outra planta para o sustento do homem poderia ser cultivada. Cobo também se referiu ao uso da maca para fertilidade. No século XVIII, Ruiz se referiu às propriedades de aumento da fertilidade da maca e também ao seu efeito estimulante. Acredito que o efeito estimulante pode estar relacionado ao efeito energizante ou a um efeito no humor, ou bem-estar.
Tradicionalmente, após a colheita, a maca é seca naturalmente e pode ser armazenada por muitos anos. Os hipocótilos secos são duros como pedra. Após serem secos naturalmente os hipocótilos da maca podem ser consumidos. Antes de serem consumidos, os hipocótilos precisam ser fervidos em água para obter um produto macio que pode ser consumido como suco, a forma mais frequente de uso
Há uma série de benefícios potenciais da raiz de maca-peruana, alguns deles continuam em faze de pesquisas. Entre os mais conhecidos, encontrei 12 que incluem:
Entre todos os benefícios, esse é o mais conhecido. Estudos sugerem que a raiz da maca pode ajudar a aumentar a libido. O benefício mais conhecido da raiz de maca é seu potencial para aumentar a libido. Há algumas evidências científicas que apoiam essa alegação.
Por exemplo, em um estudo sobre o impacto da Maca Peruana na Libido, mostrou que os indivíduos aós o consumo de altas doses de maca tiveram uma melhora estatisticamente significativa.
Em relação à eficácia clínica, há um ensaio randomizado duplo-cego controlado por placebo publicado de 12 semanas. Homens adultos saudáveis com idades entre 21 e 56 anos receberam placebo ou maca em doses de 1,5 g/dia, ou 3,0 g/dia. Os autores não especificam por que selecionaram essa faixa de dosagem específica. Uma melhora no desejo sexual foi observada com maca, em comparação com placebo
A raiz de maca também pode ter benefícios para pessoas com disfunção erétil (DE). Um pequeno estudo em 2009 analisou o efeito do consumo de 2,4 g de raiz de maca por dia durante 12 semanas na percepção dos participantes sobre seu bem-estar geral e sexual.
Os participantes do estudo eram homens com leve. Aqueles que tomaram raiz de maca experimentaram um aumento mais significativo no bem-estar sexual do que aqueles que tomaram um placebo.
Alguns atletas e fisiculturistas usam raiz de maca como um suplemento para aumentar a energia e o desempenho. Existem algumas evidências para apoiar isso.
A estudo piloto em 2009 descobriu que usar extrato de maca por 14 dias melhorou o desempenho de ciclistas do sexo masculino em um teste de tempo de 40 quilômetros. No entanto, os resultados não foram significativamente diferentes da melhora vista naqueles que tomaram um placebo.
No entanto, o mesmo estudo descobriu que extrato de maca melhorou a libido nos participantes que o usaram. No entanto, o tamanho da amostra deste estudo foi muito pequeno, então mais pesquisas são necessárias para confirmar os resultados.
Outro uso generalizado da raiz de maca é aumentar a fertilidade, particularmente em homens. O impacto da maca na fertilidade é mais do que apenas uma lenda tradicional, ele possui bases cientificas que a sustentam. Um estudo clínico que investigou as propriedades de aumento da fertilidade da maca confirmou que a maca diminui a infertilidade em homens e aumenta as chances de gravidez em mulheres.
A maca contém flavonoides, considerados como melhorando o humor e reduzindo a ansiedade. Um estudo em 14 mulheres na pós-menopausa descobriu que a maca pode reduzir sentimentos de ansiedade e depressão.
Além disso, um estudo de 2015Trusted Source descobriu que a maca pode reduzir os sintomas de depressão em Mulheres chinesas na pós-menopausa.
É possível que a raiz de maca também possa ajudar a melhorar a pressão arterial. O mesmo estudo de 2015Trusted Source também descobriu que 3,3 g de maca por dia durante 12 semanas reduziu a pressão arterial em mulheres chinesas na pós-menopausa.
Um estudo mais antigoTrust Source em um modelo animal descobriu que a maca pode ajudar a proteger a pele dos raios UV. Outro estudo animal em 2011Trust Source descobriu que extratos de folhas de maca podem ajudar a prevenir a formação de células queimadas pelo sol.
Maca A raiz também promove antioxidantes naturais no corpo, como glutationa e superóxido discuta-se.
Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que podem danificar as células do corpo. Algumas pessoas acreditam que os antioxidantes podem ajudar a prevenir algumas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer.
Alguns defensores da raiz de maca acreditam que ela pode ajudar a equilibrar os níveis do hormônio estrogênio. Durante a perimenopausa, o estágio antes de uma mulher atingir a menopausa, os níveis de estrogênio flutuam e causam uma variedade de sintomas.
A maca pode ajudar a melhorar o desempenho do aprendizado e da memória.
Há algumas evidências que sugerem que a maca pode melhorar o aprendizado e a memória. Por exemplo, um estudo de 2011 descobriu que a maca pode melhorar a memória em camundongos.
Uma revisão de 2014 do a literatura sugeriu que a maca pode ter benefícios para o desempenho de aprendizado e memória. Pesquisadores sugeriram que ela pode ser útil no tratamento de condições que afetam esses processos, como a doença de Alzheimer.
A maca peruana (Lepidium meyenii Walp.) pode ajudar a reduzir os sintomas da menopausa em mulheres. Os sintomas da menopausa são causados pela interrupção da produção de hormonas pelos ovários, como estrogénio e progesterona, que leva à interrupção da menstruação. A maca peruana pode ajudar a reduzir os fogachos, suores noturnos e até mesmo a depressão, que são comuns durante este período. Também pode ajudar a aumentar o desejo sexual, que diminui durante a menopausa.
A maca peruana contém compostos vegetais chamados flavonoides, que podem causar maior disposição e ânimo. Também contém ácidos graxos, que podem melhorar a concentração e o raciocínio.
A maca peruana não é um medicamento, por isso os seus efeitos só podem ser notados após 3 ou 4 semanas de uso. É importante consumir a maca peruana diariamente, de acordo com as instruções da embalagem ou de um médico.
Além de todos os benefícios já citados, a Maca Peruana é conhecida por fortalecer o sistema imunológico devido à sua riqueza em nutrientes essenciais e antioxidantes. Os antioxidantes presentes na raiz da maca peruana podem ajudar a combater os radicais livres e proteger o corpo contra danos celulares.
Os artigos realizados na USP e Unijorge sobre o extrato, mostram que o mesmo possui ação imunomoduladora, o que tem relação com a presença de polissacarídeos e a notável capacidade antioxidante da planta. Além disso, a Maca é rica em nutrientes que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções.
Como você viu, a Maca peruana possui inúmeros benéficos. Apesar de não ter sido pontuado aqui, em sua composição há quantidades significativas de aminoácidos, fibras, hidratos de carbono e minerais essenciais, como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, vitaminas, do complexo B, Vitamina C, Vitamina E.
Por isso, esse fitoterápico ganhou popularidade como suplemento nutricional, tendo efeitos importantes no metabolismo do corpo humano. Você pode escolher, deseja a Maca Peruana em pó, raiz ou em capsula.
Por fim, aqui abaixo você vai encontrar artigos relacionados que você pode gostar.
Conteúdo protegido