Caros leitores,
Conteúdo da página
Toggle
A maca foi cultivada nos Andes centrais peruanos, no antigo Chinchaycocha (Planalto de Bombón); atuais: Carhuamayo, Junin e Óndores no Planalto Junin próximo ao Cerro de Pasco. A maca foi provavelmente domesticada em San Blas, Junin (atual: Ondores) há cerca de 1.300 – 2.000 anos.
A primeira descrição escrita sobre a maca (como raiz sem identificação do nome botânico ou popular) foi publicada em 1553, na qual Cieza de Leon, um cronista da conquista espanhola do Peru, observou que nas terras altas peruanas, particularmente na província de Bombón (Chinchaycocha; atual: Junin), os nativos usavam certas raízes para manutenção. As raízes às quais ele se referia eram a maca.
Ele está disponivél na naturea em tres cores, sendo elas: amarela, vermelha e preta. Na hora de escolher qual consumir fica a dúvida, qual é a diferença ou qual é a melhor?
Curiosamente, as sementes de maca produzem todas as 3 cores principais da raiz na proporção de 60-70% de maca amarela, 20-25% de maca vermelha e 10-15% de maca preta, sendo assim, você não pode cultivar seletivamente apenas uma cor.
Isso faz as outras cores menos abundantemente raras, mas não é só isso…
O amarelo sendo o mais abundante e barato é usado como um tônico diário para construir equilíbrio e resiliência ao estresse, a maca vermelha mais rara otimiza a harmonia interna, reduz a inflamação e a maca preta mais rara promove força externa, resistência e foco mental.
Como você pode ver, as propriedades dos diferentes tipos de Maca diferem entre si. Em vista disso, você pode usar as cores individualmente ou combiná-las para vários benefícios. Produzimos formas concentradas de alta dosagem das raízes puras e também misturas de menor dosagem das 3 cores em proporções ideais para homens ou mulheres. Veja as propriedades de cada uma das diferentes cores abaixo.
A maca amarela é a mais tradicional e mais acessível de comprar, tomada diariamente para suporte contínuo, equilíbrio e para construir resiliência ao estresse. A análise científica da maca amarela mostrou que ela tinha a mais ampla gama de macamidas (os principais componentes bioativos exclusivos da maca), mas concentrações totais mais baixas em comparação com a maca vermelha ou a maca preta. Como tal, podemos dizer que a maca amarela é a cor mais suave para consumir em termos de atividade e pode atuar como um ótimo tônico geral para mulheres, homens e crianças.
Baseado nesse fato, recomendamos a maca amarela para desequilíbrios hormonais leves (incluindo TPM e menopausa), função da tireoide, energia, imunidade, saúde mental e para construir resiliência física e emocional ao estresse. Também a recomendamos para crianças para aumentar a imunidade, energia, foco e função mental. Consumida no mundo todo por seus benefícios nutricionais e adaptogênicos, a maca amarela é especialmente rica em compostos ativos exclusivos da maca, as “macamidas”.
As macamidas atuam no cérebro para preservar e aumentar os níveis de endocanabinoides naturais, como a anandamida (também conhecida como molécula bliss), inibindo uma enzima chamada FAAH (amida hidrolase de ácido graxo) que geralmente a decompõe. Como as macamidas e a anandamida que têm uma estrutura química semelhante, elas confundem a enzima e retardam a decomposição da anandamida natural, o que significa que o cérebro mantém níveis mais altos e resilientes de anandamida (bliss) por mais tempo.
Além disso, variedade amarela da maca tem outros benefícios que podemos citar, sendo eles:
Por fim, acredita-se que a maca amarela seja o melhor tipo de maca para consumo diário
A raiz de maca preta é a forma mais rara de maca e compõe apenas 10-15% de toda a nossa colheita. É considerada muito sagrada e usada apenas para o tratamento de condições crônicas de saúde. Energeticamente, a maca preta simboliza a energia externa (masculina) do nosso corpo que fortalece, revigora, fornece vitalidade e direção. Ao nutrir a energia externa, ela oferece benefícios para aqueles com confusão mental, memória fraca, baixa energia, depressão, baixa resistência e, especificamente, pode aumentar a fertilidade masculina, a função sexual e a libido.
A raiz de maca preta cuida de todo o nosso ser externo e nutre nossa energia masculina (yang). No Peru, dizemos que a maca preta é como um abraço forte e edificante do seu pai. Os estudos científicos sobre a maca preta mostraram que a raiz contém os níveis mais altos de macamidas bioativas totais em comparação com as outras cores, com algumas moléculas exclusivas que têm a capacidade de ativar vias energéticas e neurais no sistema nervoso, melhorando nossa função muscular e cerebral. A maca preta é ideal para uso por homens e mulheres e a recomendamos para condições e desequilíbrios mais crônicos ou agudos.
A casca da maca preta é rica em compostos antioxidantes conhecidos como antocianinas, compostos ativos glucosinolatos e polifenóis alimentares. A maca preta pode dar mais proteção contra danos dos radicais livres. Um estudo de 2011 descobriu que ela reduziu o estresse oxidativo e melhorou o comprometimento da memória devido às suas qualidades antioxidantes e capacidade de inibir o neurotransmissor ACE ( acetilcolinesterase).
A maca preta é tradicionalmente associada à energia masculina e à saúde sexual masculina, e é usada como afrodisíaco masculino em seu Peru nativo. Em um estudo de 2001 com nove homens saudáveis, descobriu-se que aumentava a motilidade, a contagem e a qualidade dos espermatozoides.
Também foi descoberto que a Black Maca reduz os níveis de glicose no sangue. Controlar os níveis de açúcar no sangue ajuda a manter um peso corporal saudável e reduz o risco de condições de saúde mais sérias, como diabete e doenças cardíacas.
A raiz de Maca vermelha é mais rara do que a maca amarela e compõe apenas 20-25% da nossa colheita. É considerada mais sagrada e mais usada para o tratamento de condições crônicas de saúde. Energeticamente, a Maca vermelha simboliza a energia interna (feminina) do nosso corpo, que nutre, equilibra e acalma. Ao nutrir a energia interna, ela oferece benefícios para aqueles com ansiedade, fadiga adrenal, ossos enfraquecidos, má circulação, baixo nível de oxigênio no sangue, inflamação, autoimunidade, função da próstata em homens, equilíbrio hormonal em mulheres e libido feminina.
A raiz de Maca vermelha cuida de todo o nosso ser interior e nutre nossa energia feminina (yin). No Peru, dizemos que a Maca vermelha é como um abraço amoroso e reconfortante da sua mãe. Nossos estudos científicos sobre a Maca vermelha mostraram que a raiz contém níveis mais altos de macamidas bioativas totais em comparação com a Maca amarela, com algumas moléculas exclusivas que têm a capacidade de ativar vias anti-inflamatórias no sistema nervoso, reduzindo a inflamação e o estresse. A Maca vermelha é ideal para uso por homens e mulheres e a recomendamos para condições e desequilíbrios mais crônicos ou agudos.
Foi demonstrado que a maca vermelha contém níveis mais altos de fitonutrientes, como alcaloides, taninos, saponinas, esteroides e glicosídeos cardiotônicos, derivados de sua casca vermelha.
A maca vermelha parece ter um efeito potencializado em problemas hormonais e pode ser especialmente eficaz para mulheres na menopausa e na pós-menopausa.
Um estudo publicado no periódico “Menopause” em 2008 descobriu que uma dose diária de maca vermelha em mulheres na pós-menopausa, ao longo de um período de 6 semanas, resultou em uma redução significativa nos sintomas psicológicos associados à menopausa. Os sintomas incluíam ansiedade, depressão e também foi descoberto que reduzia a disfunção sexual.
Outro sintoma comum da menopausa é a osteoporose (perda óssea), causada por uma queda nos níveis de estrogênio. Devido ao efeito benéfico da maca no equilíbrio hormonal, muitas pesquisas foram realizadas para testar sua capacidade de prevenir a osteoporose induzida pela deficiência de estrogênio. Um estudo de 2010 descobriu que a maca vermelha e preta forneciam proteção contra esse tipo de perda óssea, sendo a maca vermelha a mais eficaz.
Também pode haver algum benefício da maca vermelha para a saúde da próstata. Em modelos animais, ela tem um efeito significativo na BPH (Hiperplasia Benigna da Próstata), no entanto, mais pesquisas são necessárias.
Como você viu, as sementes de maca produzem todas as 3 cores principais da raiz, sendo a mais comum a amarela e isso torna as outras mais caras por serem menos comum. Por outro lado, a Maca preta possui mais macamidas bioativas totais em comparação com as outras cores.
Cada uma possui uma qualidade que podem gerar resultados diferentes, por isso, não vou afirmar qual é a melhor. Você precisa avaliar qual delas faz mais sentido para seu uso. Por fim, aqui abaixo você vai encontrar outros artigos relacionados que você pode gostar.
Conteúdo protegido