Chlorella para que serve: o que é, qual efeito

Trazendo uma visão geral, a Chlorella é um gênero de algas verdes unicelulares, do Filo Chlorophyta. Além disso, a Chlorella contém os pigmentos verdes fotossintetizadores clorofila-a e -b em seu cloroplasto. Através da fotossíntese se multiplica rapidamente, requerendo só dióxido de carbono, água, luz solar, e pequenas quantidades de minerais, para reproduzir-se

Muita gente crê que Chlorella pode servir como uma fonte potencial de alimento e de energia devido a sua eficiência fotossintética, que pode alcançar teoricamente a 8%,comparável com outros cultivos altamente eficientes como a cana-de-açúcar. Também o faz uma atrativa fonte alimentar por sua alta proporção de proteína e outros nutrientes essenciais ao humano; seco, têm cerca de 45% de proteína, 20% de gorduras, 20% de carboidratos, 5% de fibras, 10% de minerais e vitaminas.

Entretanto, por ser uma alga unicelular, seu cultivo apresenta enormes dificuldades práticas para ser feito em grande escala. Os métodos de produção de biomassa estão começando a ser usados para seu cultivo em grandes depósitos artificiais.

 

O que é Chlorelle?

Chlorella para que serve: o que é, qual efeito

Descoberta pelos humanos somente no fim do século XIX. a Chlorella (Chlorella pyrenoidosa) é um tipo de alga que cresce em água doce. Às vezes é chamado de algas marinhas. É usado para nutrição e como remédio. A chlorella é uma boa fonte de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, clorofila, vitaminas e minerais.

Uma das primeiras descobertas foi que a microalga era constituída de 60% de proteínas que se multiplicam muito rapidamente. Por isso, os primeiros estudos concentraram esforços em fazer da Chlorella um alimento.

O Instituto Carnegie concluiu, em 1950, que ela poderia ser cultivada em escala comercial e ser a solução para combater a fome mundial daquela época. A Chlorella não é apenas nutritiva, mas também é considerado um suplemento alimentar para prevenir doenças e fazer a manutenção da saúde.

Citada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “suplemento alimentar essencial”, já foi chamada de “o melhor alimento do século XXI”.

Um fato curioso é que a empresa Taiwan Chlorella Manufacturing, fundada em 1964, é a pioneira no cultivo de Chlorella em grande escala e a responsável em tornar a ilha de Taiwan conhecida como o “Reino da Chlorella”.

 

Benefícios da Chlorella 

Chlorella beneficios

Segundo estudos científicos publicados no PubMed, os produtos a base de Chlorella contém inúmeros nutrientes e vitaminas, incluindo D e B12, que estão ausentes em fontes de alimentos derivados de plantas. Além disso, a Chlorella contém maiores quantidades de folato e ferro do que outros alimentos derivados de plantas. 

Sendo excelente na suplementação de mamíferos, incluindo humanos, tem sido relatada como exibindo várias atividades farmacológicas, incluindo atividades imunomoduladoras, antioxidantes, antidiabéticas, anti-hipertensivas e anti-hiperlipidêmicas. 

Dados de Meta-análise sobre os efeitos de Chlorella e sua suplementação com fatores de risco cardiovascular sugeriu que:

1 – melhora os níveis de colesterol total;

2 – os níveis de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade;

3 – A pressão arterial sistólica;

4 – a pressão arterial diastólica; 4 – a pressão arterial sistólica, 5 – melhora os níveis de glicose no sangue em jejum. 

Mas não triglicérides e níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade. O estudo também revela que estes efeitos benéficos de Chlorella podem ser devido ao sinergismo entre múltiplos nutrientes e compostos antioxidantes. No entanto, informações sobre os compostos bioativos em Chlorella são limitadas.

 

Dosagem: como tomar 

melhoreshub Chlorella

Chlorella tem sido mais frequentemente usado por adultos em doses de 3-10 gramas por via oral diariamente durante 2-3 meses. Fale com um médico para descobrir qual dose pode ser melhor para uma condição específica.

Tenha em mente que os produtos de chlorella podem variar dependendo da maneira como a chlorella foi cultivada, colhida e processada. A chlorella seca pode conter de 7% a 88% de proteína, 6% a 38% de carboidratos e 7% a 75% gordura.

 

Conclusão 

 

Para finalizar, vimos que a Chlorella é um ótimo alimento e suplemento. Mesmo assim, quero deixar alguns cuidados que você precisa considerar:

Quando usado via oral: A chlorella é provavelmente segura quando usada por 2-3 meses. Os efeitos colaterais mais comuns incluem diarreia, náusea, gás, fezes verdes e estômago, cólicas. A chlorella também pode fazer a pele mais sensível ao sol. O uso de protetor pode ser interessante.

Por outro lado, em aplicação na pele:  não há informações confiáveis suficientes para saber se a chlorella é segura ou quais podem ser os efeitos colaterais. 

No caso de Gestantes: A chlorella é possivelmente segura quando tomada por via oral por até 28 semanas, começando durante o segundo trimestre de gravidez. Mesmo assim, é fundamental você buscar orientação médica quando for gestante ou lactante.

Isso porque, não há informações confiáveis suficientes para saber se a chlorella é segura para uso durante a amamentação. Na dúvida, escolha não usar sem orientação médica.

Por fim, vou ficar por aqui e espero poder ter sanado suas dúvidas. Aqui abaixo, você vai encontrar outros artigos que você também pode gostar de ler, até breve!

Leia Também
R. Jozino Liotti, 300 - Jardim Algarve, Alvorada–RS, 94859-390 |
Todos os diretos reservados a Melhores Hub

Conteúdo protegido