Conteúdo da página
ToggleA Quitosana pode auxiliar no emagrecimento, no entanto, talvez ela não seja a melhor solução se o seu objetivo principal for esse. Que saber mais? Vem comigo que você já vai entender…
A quitosana, é um polissacarídeo catiônico produzido através da desacetilação da quitina, um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos, por meio de um processo de alcalinização sob altas temperaturas.
A quitosana tem sido usada em cicatrização de ferimentos, remoção de proteínas alergênicas de alimentos, liberação controlada de drogas (nanopartículas), e como suplemento alimentar, com efeito, hipocolesterolêmico.
Sua ação anti-obesidade é ainda discutida em pesquisas acadêmicas, podendo agir de duas formas:
Em menções de artigos científicos publicados e indexados sobre a Quitosana, ela possui propriedade imunomoduladora devida à sua capacidade de ativar quase que exclusivamente o macrófago40 e explica não somente seu papel na aceleração da cicatrização de lesões, mas também a biodegradabilidade deste polímero no organismo.
Todavia, esse é apenas um dos benefícios dessa substância, além disso, existem outros benefícios, como, por exemplo:
Segundo estudos, Quitosana promove a migração de neutrófilos, facilitando a resolução da resposta inflamatória. Assim, as atividades bactericidas e bacteriostáticas sugerem que estes polímeros podem prevenir infecções, se aplicados diretamente no local da lesão 42. A quitosana é excelente umectante e adere melhor que ácido hialurônico, além de ser economicamente mais viável.
Por possuir fibras, a quitosana contribui para o melhor trânsito intestinal, estimulando o crescimento de bactérias benéficas para o intestino, melhorando muito a evacuação.
Segundo Pesquisas, a quitosana tem ação antimicrobiana. Por isso, ela provoca a inibição do crescimento de alguns microrganismos que podem prejudicar a saúde, como E.coli, que é uma das principais causadoras da cistite.
Estudos demonstram que é atribuída a quitosana potente ação analgésica tópica. Estudos sugerem que o principal efeito analgésico da quitosana é decorrente da captura de hidrogênios ácidos liberados no local da inflamação pela ionização do grupo amínico NH3.
A quitosana teria também a propriedade de absorver a bradicinina liberada no sítio da inflamação.
O mais comum é você encontrar ele com outros produtos. Geralmente a quitosana é consumida na forma de cápsulas. Assim como o Psyllium é recomendado ingeri-la 30 minutos antes das principais refeições. Para que a quitosana proporcione seus benefícios, especialmente aqueles relacionados à perda de peso, é importante salientar a importância da ingestão de água.
Além disso, é recomendado ingerir entre 1 e 3 gramas de quitosana, sendo que a quantidade deve ser determinada pelo nutricionista ou médico nutrólogo.
Pessoas com colesterol elevado ou que estão acima do peso devem ser feitas sempre com a orientação de um nutricionista ou médico. Lembrando que a quitosana irá reduzir a absorção de gorduras no geral, inclusive as gorduras boas.
Se você busca algo para reduzir o peso, existem outros produtos que você também deveria avaliar. Aqui abaixo, vou deixar artigos relacionados que você também pode gostar.
Como você viu, a Quitosana pode auxiliar no emagrecimento, no entanto, talvez ela não seja a melhor solução se o seu objetivo principal for esse. Inclusive, recentemente escrevemos um artigo sobre o Psyllium que pode ser muito mais eficiente se o seu objetivo for perda de peso. Aqui abaixo, você encontrara outros artigos que você também pode gostar.
Conteúdo protegido